Autor: Caio Riter
Editora: Edelbra
Sinopse: Psiu, silêncio. Ela vem chegando, a Maria Degolada vem bem devagarzinho. Mal não causa, mas e o medo? Imagina ver bem assim, frente a frente, ser vindo do Além, assombração? Eu não queria ver não. Achava té que nem existiam estes seres. E você, acredita no que estou contando? Hoje, eu sei. Hoje, eu sei o que vi: a Maria lá dentro do espelho. A história de Maria Degolada é de arrepiar até os mais corajosos. Este livro, ilustrado por Joãocaré, apresenta os acontecimentos trágicos que tornaram Maria Francelina Trennes uma lenda.
Na minha escola sempre teve um boato de assombrações no banheiro e que era preciso apenas chamá-los três vezes que o fantasma iria aparecer. Como eu nunca fui uma criança corajosa, essas coisas de fantasma só podiam aparecer em filmes, nada de fantasminhas me assombrando ao vivo e me perseguindo para sempre, eu não ficava sozinha no banheiro da escola.
Me sinto meio burra após ler este livro, não acredito que os guris da escola me enganaram durante todo aquele tempo. A Maria Degolada só aparece a meia noite e eu com medo dela as 10 horas da manhã. Isso é uma vergonha!
E, se você quer saber também a história da Maria Francelina Trenes, alemoa nascida na Alemanha e vinda ainda criança de colo para o Brasil, escute. Eu vou contar.
O autor cumpre o que promete e apresenta de forma rápida e simples a história que deu origem a esta lenda que assustou muitas crianças e acredito que alguns adultos também. Maria Francelina era uma mulher comum, daquelas que ninguém imaginaria que poderia ser protagonista de algum conto qualquer, a não ser pelo fato dela se considerar uma mulher totalmente livre para ser feliz de sua forma, porém ela não poderia imaginar que um homem que a amava poderia lhe tirar seu bem mais precioso.
Ele me cortou o pescoço.Tirou de mim o que eu mais amava: o riso.
Por se tratar de um conto curto, a respeito de uma lenda que faz parte da cultura de muitos, fica impossível fazer uma resenha sem liberar spoilers. Então caso você tenha se incomodado com algo que eu possa ter dito a mais por aqui, só posso lhe pedir desculpas e indicar a leitura do livro para ter uma profundidade um pouco maior dos meus spoilers.
A parte gráfica desta obra é impecável. Sei que tem uma edição ainda mais caprichada, com capa dura e tudo mais. A que eu tenho é um pouco mais simples, mas nem por isso deixa de ser bonita e colorida. Com imagens bem construídas e encaixadas perfeitamente ao contexto.